• Locação
  • Ingresso
  • Parceiros
  • Vídeo Institucional

Notícias

Balé Teatro Guaíra continua em turnê por cidades da Alemanha

Balé Teatro Guaíra continua fazendo sucesso e lotando os auditórios por onde passa com a coreografia “Dança Scafati, Wachter, Winkler”,criado em parceria com os coreógrafos alemães do Internationales Solo-Tanz-Theater, Roberto Scafati, Katja Wachter e Christoph Winkler,

No dia 28 de novembro participou em Karlsruhe, do Festival Tanz Karlsruhe. No dia 1 de dezembro a apresentação foi em Regensburg, dia 9 em Heidelberg; dia 11 e 12 em Brechtbühne.

Os coreógrafos alemães, Roberto Scafati, Katja Wachter e Christoph Winkler - participantes do Internationales Solo-Tanz-Theater (evento de vanguarda realizado anualmente em Stuttgart) e o brasileiro Marcelo Santos de Oliveira, ex-bailarino do BTG e diretor do Solo Connection vieram ao Brasil em 2016 através do intercâmbio artístico-cultural com a Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra (ABABTG) e o CCTG. Durante um mês eles trabalharam em parceria com a companhia paranaense na criação da nova coreografia. Antes da viagem o público curitibano pode apreciar o espetáculo, apresentado com sucesso no início de novembro, no Guairão.

A parceria com os profissionais estrangeiros oportunizou à Companhia seguir em turnê por terras germânicas. Esta será a segunda viagem internacional do BTG, a primeira aconteceu 1984 quando apresentou O Grande Circo Místico em Lisboa, Portugal.

Mas as novidades não param por aí, dos 23 novos bailarinos do Balé Teatro Guaíra, recém-contratados pelo Palco Paraná, onze estão em viagem para Alemanha, os demais ficaram em Curitiba preparando mais um espetáculo para ser apresentado em dezembro no encerramento das atividades do BTG. A nova montagem denominada “Origens” tem coreografia de Patrícia Machado e direção de Octavio Nasser.

Para Cíntia Napoli, diretora do BTG, a companhia encontra-se em um momento de importante representatividade no cenário nacional. “Estamos prestes a levar um pouco da nossa história cultural para lugares distantes e retornar com ricas impressões da cultura europeia. Trata-se de um intercâmbio de grande valor para o Balé Teatro Guaíra, porque artisticamente se fortalecerá com esta intensa troca”, diz ela.

Desde setembro quando tiveram início os trabalhos dos bailarinos, eles fizeram várias apresentações. A primeira foi a remontagem do espetáculo “Carmen”, dos compositores Georges Bizet e Rodian Shchdrin, com a coreografia de Luiz Fernando Bongiovanni, apresentada em Cascavel dia 16 de setembro, no encerramento do Festival de Dança da cidade. Em Curitiba nos dias 29, 30 e 1 de outubro, no auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão), com participação da Orquestra Sinfônica do Paraná, sob regência do maestro titular Stefan Geiger. Também foram ao nordeste em outubro, no dia 25, a apresentação foi em Fortaleza (Ceará), na Bienal Internacional de Dança. No dia 28 seguiu para Recife (Pernambuco), no Festival Cenas CumpliCidades – Festival Internacional de Artes.

Estas atividades e o empenho dos bailarinos tem reconhecimento da diretora presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Monica Rischbieter. Ela vê a importância das contratações dos novos integrantes como uma nova fase para a companhia. “A viagem internacional é o resultado da dedicação de toda a equipe de trabalho do CCTG, e a parceria com a ABABTG, por isso estamos muito felizes e orgulhosos com o nosso BTG”, diz ela.

Serviço:
Balé Teatro Guaíra na Alemanha
As apresentações serão:
Cidade: Karlsruhe.
Dia 28/11. Local: TANZ Karlsruhe - Staatstheater - Kleines Haus
Cidade: Stuttgart.
Dia 29/11. Local: TREFFPUNKT Rotebühlplatz
Cidade: Regensburg
Dia 01/12. Local: Regensburger Tanztage –Theater Universität
Cidade: Ulm
Dia 02/12. Local: Theater Ulm - Podium
Cidade: Lindau
Dia 03/12. Local: Theater Lindau
Cidade: München
Dia 5 e 6/12. Local: Schwere Reiter
Cidade: Braunschweig
Dia 08/12. Local: Staatstheater Kleines Haus
Cidade: Heidelberg
Dia 10/12. Local: Hebelhalle
Cidade: Augsburg
Dia 11 e 12/12. Local: Brechtbühne
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.