Curitiba recebe a 1ª Edição do Festival Internacional Ruído EnCena

Primeira edição do Festival Internacional Ruído EnCena apresenta obras de dez artistas com mais de 30 apresentações incluindo grupos de diferentes localidades do mundo, de 20 a 29 de setembro, no Teatro Zé Maria - o Teatro da Classe

Entre os destaques estão: a atriz, performer e ativista mexicana, Violeta Luna que retorna ao Brasil para estrear o espetáculo "Frida"; as artistas do grupo Bacurinhas (MG); o coletivo Teatro Kunyn (SP), O Maravilhoso Cabaré das Divinas Divas (PR); Caldo de Vagina (BA) e Rubro Obsceno (SP). Na área musical serão apresentados shows de Linn da Quebrada, Janine Mathias, Mulamba, Roseane Santos, Simone Magalhães e Verônica Decide Morrer.

Em “Zonas Ruídosas” a curadoria adotou como principal linha de força as diversas representatividades do corpo e formas de resistência. Em pauta uma série de oficinas, residências, encontros e festas que visam impulsionar a criação e reflexão através do intercâmbio artístico.

Atrações:
Ruído EnCena

Dia 20/09, às 20h
Cabaré das Divinas Divas (PR) recebe Santa Maravilha e Caldo de Vagina (BA)
Com as drag queens, Juana Profunda e Dalvinha Brandão acompanhadas da maestra Rita Lina e as artistas Linda Power, Ruby Hoo e Etruska Waters, elas recebem as baianas, Paula Lice com o projeto de entrevistas Santa Maravilha. A noite conta ainda com os números clássicos do famoso Caldo de Vagina com Gina D`Mascar e Valerie O`Harah.

Dia 21/09,às 20h
Para aquelas que não mais estão / Coletivo Rubro Obsceno (SP) + Violeta Luna (México)
Denúncia poética e ativista contra o feminicídio é o mote da apresentação. Dedicado a todas as mulheres que foram, e continuam sendo, assassinadas na América Latina.

Dia 22/09, às20h
Desmesura / Teatro Kunyn (SP)
Aborda temas como a Soropositividade e transexualidade inspirados na vida do dramaturgo argentino Raul Taborda Damonte.

Dia 23/09, às 20h
Frida / Violeta Luna (México)
Com apresentação inédita em Curitiba, a atriz, performer e ativista mexicana Violeta Luna apresenta a performance "Frida" como arquétipo das mulheres que questionam e desafiam, que lutam para afirmar sua identidade além das fronteiras políticas e de gênero.

Dia 24/09, às 20h
Calor na Bacurinha / Bacurinhas (MG)
Diretamente de Minas Gerais, a peça apresenta a saga carnavandalizada melitintante de mulheres autênticas. Desde a lábia minora de meu próprio bordado passando por um gineceu arrombado pelo tanque de meus lençóis manchados até a terceira onda, onde meus indicadores (que não apontam para ninguém) junto de meus polegares opositores se unem para cantar.

Dia 26/09, às 20h
Cuidado! FRÁGIL / Juliana Adur (PR)
É o projeto de dança apresentado pela pesquisadora e dançarina paranaense, Juliana Adur (PR). A partir dos eixos, da vida, morte e fragilidades, o espetáculo aborda em cena um corpo degringolado e inseguro no processo de reconstrução.

Dia 27/09, às 20h
Sobre letras e gritos para salvar o mundo - uma homenagem a Jardelina da Silva / Tou Teatro (PR)
A atriz londrinense Camila Fontes, do grupo T.O.U, apresenta o espetáculo retratando um encontro com as vozes e imagens de Jardelina da Silva. Sergipana, brasileira, figura muito conhecida nas ruas da cidade de Bela Vista do Paraíso, interior do Paraná.

Dia 28/09, às 20h
Peso Bruto / Jussara Belchior (SC)
É o trabalho solo da bailarina gorda Jussara Belchior, que parte do estranhamento causado pelo corpo gordo na dança. É uma dança de resistência que questiona os padrões de beleza e comportamento na tensão entre formato e embalagem, aparência e conteúdo.

Ruído EnCena - Música

A nova geração da música brasileira é destaque no Ruído EnCena. Muito além da música, o empoderamento, engajamento e posicionamento sobre o processo de construção poético é o estopim para os desdobramentos sonoros do Curto Circuito. O ponto de encontro das vozes de diversas regiões e realidades brasileiras serão apresentadas paralelamente a mostra oficial.

Dia 25/00, às 20h
Linn da Quebrada (SP) + Janine Mathias, Roseane Santos e Simone Magalhães (PR)
Cantora, dançarina e performer, Linn encontrou na música uma poderosa arma na luta para quebrar paradigmas. A artista lançou os singles “Talento” e “Enviadescer” e a música “Bixa Preta”.

Dia 29/09, às 20h
Verónica Decide Morrer (CE) + Mulamba (PR)

Banda cearense radicada em São Paulo, apresenta o show de seu primeiro álbum de músicas autorais. O grupo é formado pelos vocalistas, Verónica Valenttino e Jonaz Sampaio, pelo guitarrista, Léo BreedLove e a baterista, Vladya Mendes.

1ª Edição do Festival Internacional Ruído EnCena
De 20 a 29 de setembro, às 20h